Nos dias de hoje, muitas pessoas pessoas procuram melhorar sua qualidade de vida. Essa busca passa por avaliação dos hábitos alimentares, exercícios físicos, controle do stress no trabalho e no estudo e melhoria da qualidade do sono.
Estudos mostram que homens a partir dos 30 anos e mulheres a partir dos 45 anos podem ter seu sono prejudicado pelo ronco e pela apneia. Estes disturbios do sono atingem cerca de 30% das pessoas do mundo inteiro, e, hoje é considerado um problema social grave.
As consequências de um sono de má qualidade podem ser: distração no trânsito, distração no trabalho, falta de concentração na aula, hiperatividade, maior chance de infarto e de AVC (acidente vascular cerebral), aumento do stress, deficiências de memóra, problemas conjugais, entre outros.
ESTÁGIOS DO SONO
O sono está dividido em 5 estágios, formando um ciclo repetitivo com duração de aproximadamente 90 minutos cada. Cada ciclo será repetido 4 a 5 vezes por noite. Estes ciclos tem uma grande importância na recuperação do corpo das atividades diárias, tanto muscular quanto emocional.
Durante o sono há a liberação do hormônio do crescimento influenciando no ganho de massa muscular, na determinação da estatura corporal e recuperação da energia física. O Sono de qualidade influenciará na consolidação da memória e do apendizado diários.
TRATAMENTO:
O tratamento destes problemas tem caráter multidisciplinar, sendo o dentista um profissional que poderá auxiliá-lo no diagnóstico e encaminhamento para o correto tratamento. Uma das formas de tratamento pode ser o uso de aparelho móvel durante o sono. Essa opção é de fácil adaptação e bem aceita pela grande maioria das pessoas, pois traz melhorias rápidas no sono e consequentemente, na qualidade de vida!
10 mandamentos para uma boa noite de sono, segundo o Instituto do Sono:
1. Ter horário regular para dormir e despertar.
2. Ir para a cama somente na hora de dormir.
3. Dormir em ambiente saudável.
4. Não fazer uso de álcool próximo ao horário de dormir.
5. Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.
6. Não exagerar em café, chá e refrigerante.
7. Fazer atividades físicas em horários adequados e nunca próximo à hora de dormir.
8. Jantar moderadamente em horário regular e adequado.
9. Não levar problemas para a cama.
10. Realizar atividades repousantes e relaxantes após o jantar.